Sobre prótese capilar

Sobre Prótese Capilar

Um breve resumo sobre esta solução capilar, que vem se mostrando uma boa alternativa para aqueles que sofrem com a calvície.

 

Prótese capilar x peruca

A Prótese capilar, é uma evolução em termos de naturalidade do que no passado chamavamos de peruca. O grande diferencial da prótese capilar, é a possibilidade desta poder ter uma quantidade menor de fios de cabelo , o que propicia maior naturalidade. Isto só é possível devido ás novas bases ( estrutura da prótese onde são implantados os cabelos), serem fininhas e imperceptiveis. No passado, com as bases das perucas grossas, era necessário implantar cabelo em excesso, para que a base fosse totalmente coberta, escondida, pois era bastante evidente. Isto fazia as perucas muito artificiais, já que o excesso de cabelo, principalmente em homens acima dos 40 anos não era natural. Com as próteses capilares atuais, a densidade capilar pode ser costumizada, permitindo uma grande naturalidade, já que o couro cabeludo poderá ser visto, permitindo penteados onde se vê a risca, penteados com o cabelo para trás, etc ...

" Nesta foto podemos observar algo que seria impossível de reproduzir com uma peruca. Usuário de meia idade, optou por uma baixa densidade capilar, apropriada a sua idade. Resultado extremamente natural. Jamais alguém imaginará que é usuário de prótese capilar. "

 

Confecção das próteses

As próteses são artesanais e sua confecção é extremamente minunciosa, uma vez que os fios de cabelo são implantados geralmente um a um para dar o aspecto natural. Países como a China e a Índia dominam este mercado, já que a mão de obra por lá é muito mais barata que em outros paises. Fora isto, a quantidade de pessoas ofertando seus cabelos para venda é muito grande, o que faz o preço do cabelo se tornar acessível, possibilitando então a confecção das próteses capilares. Fossem fabricadas nos EUA ou Europa, custariam pequenas fortunas. Por serem artesanais, e feitas por pessoas diferentes, duas próteses jamais serão iguais mesmo sendo feitas na mesma fábrica e pedidas com as mesmas especificações. Nas melhores fábricas, estas diferenças serão menores, já que estas se esforçam para alcançar uma "padronização", porém sempre haverá certas inconsistências entre duas próteses. Infelizmente isto faz parte do "jogo", pois não se trata de produto industrializado.

" Aqui podemos observar uma alta densidade capilar. Neste caso, a base da prótese poderá ser menos delicada, usar materiais mais resistentes ou mais grossos, já que os cabelos a ocultarão por completo. Trata-se de usuário jovem com os cabelos laterais bem preservados. Para estas densidades geralmente são usados 2 a 3 fios por nó. "

 

Prós e contras

Para se alcançar um resultado satisfatório, ou seja, um resultado absolutamente natural, como aquele que vemos em algumas fotos, ou em atores nos filmes, não é tarefa fácil. Não é tarefa fácil levando em conta que o usuário de prótese geralmente usa a prótese 24 horas por dia, 7 dias por semana, dorme com a prótese, toma banho e lava a cabeça normalmente, e espera dela um comportamento natural, como se fosse sua própria cabeleira. Porém, não é sua própria cabeleira. Não tem o comportamento de cabelo natural. É um cabelo "morto" . É um cabelo que tende a ressecar com pouco tempo de uso. São necessários cuidados de hidratação que por vezes são pouco eficazes. Geralmente os cabelos das próteses são processados na fábrica para se chegar nas cores da "tabela de cores" padrão. É necessária certa habilidade por parte do usuário e de seu profissional para manter um bom aspecto; um corte condizente, uma tonalização de cor perfeita, e uma boa integração dos cabelos da prótese com os cabelos naturais do usuário. Isto tem de estar sempre impecável para uma aparência consistente ao longo do ano. Para alguns tudo isto é fácil, e estes são os que se adaptaram perfeitamente ás rotinas de ser usuário de prótese capilar. Estes são aqueles sujeitos que você jamais saberá quem são, pois vão passar na rua totalmente desapercebidos, com um cabelo absolutamente natural sem que alguém sequer suspeite que é usuário de prótese capilar. E sendo assim, são estes os "prós", a felicidade por recompor suas falhas capilares, e devolver ao rosto esta tão importante moldura que é o cabelo.

Manutenção

A manutenção poderá ser feita em casa pelo usuário ou poderá ser feita por um profissional experiente. Quando uma prótese é nova, deve ser preparada para aquele cliente específico. A prótese parcial, deverá ser ajustada á area calva do usuário, e para isto deverá haver certos critérios, que um profissional com sensibilidade certamente vai respeitar, e fazer o ajuste de forma estéticamente correta. Saberá o tamanho da testa proporcional, saberá o quanto ou se deve raspar as laterais, saberá como integrar o cabelo do usuário com o cabelo da prótese, etc ... O profissional fará também o corte do cabelo, e por isto, contar com alguém experiente, é sempre algo desejável. Muitos usuários optam por fazer a sua própria manutenção. Para isto, é necessário habilidade, e o material necessário; colas, adesivos, removedores, e sobretudo, paciência. A tarefa de limpar os resíduos de cola deixados numa prótese com base em Lace depois de duas semanas de uso, exige paciência, e cuidados especiais, para que não haja a perda da prótese. Por isso é muito confortável ir a um bom salão, fazer a manutenção e saber que sairá dali em uma hora com o cabelo impecável. Óbviamente, se optar por fazer em casa, terá o benefício de gastar bem menos, já que os produtos, apesar de não serem baratos, duram bastante tempo.

 

Durabilidade

A durabilidade das prótese capilares mais delicadas é curta. Não é possível definir a durabilidade, já que cada usuário terá rotinas diferentes e estas rotinas é que vão definir o quanto a prótese vai durar. Quantas vezes por semana usará shampoo na prótese ? Vai dormir todos os dias com ela ? Costuma mergulhar na praia ? na piscina ? Todas estas e outras tantas perguntas , vão influir na durabilidade da prótese. Mas eu vi num comercial de outra empresa que posso levar uma vida normal. Isto não é verdade ? É parcialmente verdade, já que terá de tomar certos cuidados que não precisaria com uma cabeleira natural. Poderá ir á praia , á piscina, nadar, mergulhar, etc... mas vai estar "usando" mais a prótese, colocando sal no cabelo, cloro, vai lavar mais os cabelos, e tudo isto "gasta" a prótese. O cloro, o sal, o sol, danificam os cabelos, e se tratando de uma prótese, os cabelos vão clarear precocemente e ressecar com mais facilidade. Nestas condições, serão necessários cuidados com a hidratação dos fios, para amenizar os efeitos nocivos dos agentes externos. Para solucionar o clareamento que fatalmente acontecerá, será necessário aplicar uma tintura, ou um shampoo colorante de tempos em tempos. Uma prótese acaba por motivos diversos. Na maioria dos casos, os cabelos vão caindo devido a tração, tanto na escovação, quanto no travesseiro enquanto dormimos, e até nas manutenções. Por vezes, mas mais raro, a prótese acaba por um rasgo na base, seja por acidente ou desgaste. E por último, o que pode fazer você querer trocar a prótese por uma novinha, é o aspecto ressecado e feio dos fios.

Tabela Lista

Direção Descendente

3 Produto(s)

Tabela Lista

Direção Descendente

3 Produto(s)